Enquanto a ficção domina a nossa realidade, podemos fazer do mundo real uma ficção desejável!

INTRODUÇÃO

Ocaruçu Apoena é a representação de um projeto imaginário sobre como seria a construção de laboratório de imersão como forma de acompanhar o meio ambiente de 2044. Pode ser entendido como caso de estudo, mas o objetivo aqui é apresentar uma cenário onde o nascimento de uma floresta inteligente somado a imersão digital, possa trazer diversos benefícios para monitorar e acompanhar o espaço do meio ambiente determinado.

O nome Ocaruçu Apoena foi construído a partir da língua tupi-guarani, onde seus significados são:

Para validação, o nome foi criado a partir do dicionário de Tupi-Guarani disponível na biblioteca da FUNAI.


Autor: Vinícius Bruno da Costa

2044

2044 é um projeto semente sobre pensar no futuro que busca trazer um espaço sobre como jogos digitais, saúde, meio-ambiente, tecnologias imersivas e inteligentes possam estar conectadas de uma forma positiva e que possa enriquecer de toda forma.


Como projeto semente, pode ser entendido como um caso de estudo ou exploração de ideias. Por isso, pode ser utilizado como:


IMPORTANTE


2044 é elaborado por uma lente única - a Hiperverso - por isso, outras informações, provocações, inspirações, oportunidades, visões de futuros, entendimentos plurais, podem contribuir ainda mais a provocação inicial.

TEMA INICIAL (Plano de pesquisa)

A evolução digital que vem se tornando cada vez mais relevante e iminente, aprender a torná-la benéfica em espaços importantes que conforme a tecnologia vai se enraizando, a sua adaptação se torna natural e prática. Reconhecer e pensar que trazer camadas inteligente e interativas de tecnologias pode ter impacto positivo na sua relação ao meio ambiente, principalmente para antecipação, compreensão, controle, monitoramento e educação.

POR QUE PENSAR SOBRE FUTUROS?

E se utilizássemos de energias limpas e renováveis para a geração de energia do prédio?

Atualmente no Brasil ainda se tem uma estrutura com baixo ou nenhum uso de energia limpa, renovável ou sustentável para a preservação da sua estrutura elétrica. A provocação acima é pensada a parte apenas como um exemplo prático, mas poderia ser feito pensado para as casas, empresas, usinas, fazendas e transporte público.

Isso demonstra uma alternativa de futuro, ou melhor, um cenário de futuro para a manutenção do laboratório em 2044.

Para muitos isso pode parecer uma obra de ficção científica porém, para diferenciar os pensamentos futuros da ficção, devemos identificar o seu real uso. 

Susanne Forchheimer, Research Manager do IFTF (Institute for the Future),  defende: "para que o pensamento futuro seja valioso, tem de ser fundamentado em fatos atuais que, com síntese, criação de sentido, criatividade e visualização, são colocados em histórias plausíveis e provocativas sobre futuros possíveis que ressoam e nos inspiram a agir de forma diferente hoje.

Pensar em lados otimistas, pessimistas e realistas utilizando da criatividade e pesquisas, a grande chance de antecipação é muito grande.

Nas fases de construção do projeto que foi elaborado será possível ver um pouco mais a respeito.

MAPEAMENTO

A primeira etapa do projeto, é identificar os pontos de partida para criarmos uma síntese de futuro.

Tecnologia emergente

Inteligência Artificial

Realidade Extendida

Ética de interação entre humano-máquina

Quantified-self (saindo do pensamento sobre indivíduo, ampliando para grupos)


Problema/Desafio

Controle de desmatamento

Identificação de perigos

Monitoramento de florestas e biomas

Educação sobre meio ambiente


Oportunidade de negócio

Acesso a dados florestais em tempo-real

Treinamento e Monitoramento com dados atualizados

Plataforma de imersão digital em florestas


Futuros

Utopia da sociedade gamificada

Smart Cities/Forests

Construções públicas preventivas e inteligentes


Combinações

Uso da inteligência artificial para detecção de calor/queimadas com demonstração em mapa digital

As múltiplas realidades para demonstração, exibição, armazenamento e visualização digital de espaços naturais

RODA DE FUTUROS

A roda de futuros é baseada em imaginação somada a pesquisa, onde primeiro partimos de uma imaginação sobre o tema e os possíveis desdobramentos com os entendimentos até aquele momento. A pesquisa, parte para a criação de pontos que tragam mais lucidez e compreensão sobre os pontos podendo ser de forma positiva ou negativa. No caso, foram feitas três rodadas que pudessem elucidar cada item.

Uma vantagem que utilizamos é a consulta do nosso guia OGIMM que trouxe mais repertório na pesquisa.

CONE DE FUTUROS

O objetivo do cone é de você visualizar, imaginar em quanto prazo os elementos que compõem a roda possam acontecer. No caso, foi utilizado o longo prazo de até vinte anos.


Componentes

Horizonte: Daqui 20 anos.

POV(Ponto de vista): Vinícius.

Rodas de futuros círculos: Educação florestal interativa + Navegação florestal inteligente + Monitoramento Saúde florestal

Local: Brasil

Detalhes

Lugar:Laboratório de inovação imersiva do Meio-Ambiente

Espaço: Um grande laboratório de 4 andares com diversos equipamentos tecnológicos, mas a sua construção em formato hexagonal.

Objetos: Computadores sobre mesas, projetores apontados as paredes, um projetor apontado para o teto demonstrando a visão metereológica, servidores em um espaço refrigerado para preserva-los, cadeiras e uma das paredes possui uma porta de vidro com película rugosa, que impede a visão de fora para dentro.

Interações: As interações acontecem por teclas, toques, botões, voz e câmeras com identificação de gestos e linguagem de sinais (libra).

JORNADA

A construção de jornada de herói, possibilita explicar sobre como seria a conclusão do projeto de forma organizada e estruturada.


1 - Cena

Vinícius, um homem pardo que mora no centro de São Paulo. Sozinho, mora com seus dois cachorros e um camaleão, em sua casa totalmente tecnológica, imersiva mas não inteligente. Trabalha para o laboratório de inovação ao meio ambiente de maneira híbrida, assim opta quando ir ao laboratório que fica em outro Estado, Amazônia, quando acredita ser necessário ou para acompanhar em missões especiais.


2 - Desafio

O laboratório vem passando por dificuldades de aceitação mesmo sendo recente a sua construção. Muitos políticos acreditam que o laboratório tem altos custos, que não justificam tanta tecnologia para monitoramento de meio ambiente, uma vez que os índios realizam a vigilância local. Por isso, em pouco tempo já era necessário comprovar que as tecnologias estão sendo adotadas de maneira consciente e que já possuí resultados.


3 - Esforços

A tentativa de justificar os investimentos cada vez mais são desafiadores, onde mapear as regiões da Amazônia, mesmo com uma interação imersiva e sendo tornando em uma região inteligente.

Os políticos sempre pedem cada vez mais, assim como parte da sociedade deseja entender cada vez os seus resultados e como todos podem se beneficiar.


4 - Crise

Políticos contra a adoção de floresta imersiva inteligente pedem novas formas de distribuição dos mapas e dos dados. 

Com um prazo inviável para que fosse possível realizar a entrega, todos do laboratório se encontravam desiludidos.


5 - Solução

Vinícius, junto com todos os presentes no laboratório propõem projetos que estimulassem o aprendizado, a distribuição de informações de forma pública a todos, assim como criaram um programa de pensamentos coletivos utilizando a imersão como meio de interação para que a população pudesse construir as suas florestas pessoais e assim, compreender sobre impactos ao meio ambiente.


6 - Controle

Vinícius, junto com todos os presentes no laboratório propõem projetos que estimulassem o aprendizado, a distribuição de informações de forma pública a todos, assim como criaram um programa de pensamentos coletivos utilizando a imersão como meio de interação para que a população pudesse construir as suas florestas pessoais e assim, compreender sobre impactos ao meio ambiente.


7 - Triunfo (ou derrota)

A equipe do laboratório consegue apresentar todas as alternativas e oportunidades de investimento para as empresas assim como, os acessos públicos, projetos para a educação e exploração de ambiente. Tudo o que poderia comprovar mais do que valer a pena ter um laboratório com alto de investimento como também, ter um laboratório convidativo para investimentos externos e que poderá resultar em melhores aprendizados em relação a ciência, geografia, biologia, veterinária, e outras mais.

ARTEFATOS DO FUTURO

A imaginação é o limite, e aqui devemos pensamos e representar como seria um artefato que represente o futuro.

BACKCASTING

Imaginando o objetivo final, agora devemos imaginar como será a evolução e o amadurecimento que possibilite o nascimento do produto, no caso, para que o laboratório imersivo se torne realidade.

Com isso em mente podemos estruturar em três fases:

VEJA MAIS

Veja o material em alta qualidade

Veja as informações das imagens em uma qualidade maior. 

REFERÊNCIAS

Este projeto teve como base informações, produtos, insights, tecnologias e muita imaginação. Abaixo, deixo os dados que mais inspiraram durante o desenvolvimento do projeto.

DESTAQUE

OGIMM

O guia para quem deseja expandir a sua realidade!

CONSTRUA O SEU PROJETO COM A GENTE!

ENTRE EM CONTATO

Criamos, desenvolvemos e contamos histórias como nenhuma outra faz!